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BIBLIOTECA

O poder não vem do conhecimento guardado, mas do conhecimento compartilhado, que é o vetor multiplicador de uma sociedade inclusiva, justa e democrática.

Nesta página reunimos para você materiais gratuitos de pesquisa e informação acerca de diferentes temas envolvendo artes visuais, acessibilidade, empreendedorismo, educação, entre outros assuntos relevantes ao seu avanço como pessoa criativa. Os links para download levam para os sites originais onde este material está disponibilizado em pdf, gerando o download automático.

Convidamos você a explorar também o nosso Blog, onde preparamos artigos com assuntos relevantes e atuais para artistas e entusiastas das artes. Com dicas preciosas sobre marketing digital, SEO, formalização profissional, cultura da inovação, entre muitos outros assuntos interessantes, divertidos e pra levar pra vida.

Orientações para atender pessoas com deficiência

  Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas do IFC - Instituto Federal Catarinense, 2022

Com este material, o Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do Instituto Federal Catarinense (IFC), busca compartilhar orientações que contribuam para qualificar a recepção, o atendimento e o acolhimento de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida

Link para Download: Orientações para atender pessoas com deficiência

Sobre fundo branco um desenho de formato irregular com bordas arredondadas azul claro forma uma espécie de nuvem. Sobre ele o texto em azul escuro: Orientações para atender pessoas com deficiência. Abaixo ilustrações de pessoas com diferentes deficiências: pessoa cega, surda, cadeirante, amputada, pessoa com cão guia, pessoa autista, entre outros. Acima, no cabeçalho, os logotipos de autoria do material: Instituto federal catarinense e Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas
Card de divulgação com fundo branco estampado com letras grandes pretas, vazadas, em caixa alta. Na parte superior do card, centralizado o endereço eletrônico: www.esquinagráfica.com.br. Em destaque, uma faixa com bordas irregulares preta. Sobre ela as seguintes informações, em letras brancas: Debate. 23/03/22. Quarta-feira. 14:30H. Em vermelho, cultura inclusiva e direitos humanos. O que eu tenho a ver com isso? Abaixo, entre dois pequenos marcadores de forma quadrangular: LINK NA BIO e os ícones do YouTube, em vermelho, a letra L dentro de uma caixa verde e o de acessibilidade em Libras, com o desenho em preto de duas mãos sobrepostas, uma voltada para cima e a outra para baixo. Na margem inferior do card, as logomarcas dos patrocinadores. Em letras laranja, Lei Aldir Blanc em Santa Catarina, à direita sobreposta em um quadrado azul, o busto do artista em cor laranja. Conselho Estadual de Cultura - SC. Três linhas curvas que formam as letras estilizadas: C em vermelho, E em verde e C em vermelho. Fundação Catarinense de Cultura, letras iniciais estilizadas e em diagonal se encaixam: F e C em verde e C em vermelho. Governo do Estado de Santa Catarina, na parte superior, à direita, a bandeira flamulante do estado. Secretaria Especial da Cultura. Ministério do Turismo. Governo Federal em letras pretas pequenas, em destaque: Pátria Amada Brasil, em letras grandes verdes. Bandeira do Brasil estilizada, sobre retângulo verde oliva a imagem parcial do quadrado amarelo e do círculo azul, aparecem da metade para cima, entrecortada por uma faixa horizontal branca iluminada, cuja luz se dissipa nos demais elementos. Abaixo das logomarcas, Projeto realizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recurso do Governo Federal e da Lei Aldir Blanc.

Almanaque Tita Tinta

Tita Tinta Ilustra, 2020
Classificação LIVRE

Link para download:
https://drive.google.com/drive/u/1/folders/12pBlOdgkpvLcWcvIDaE9IK60GPYHVY5I

Download gratuito em PDF do e-book.
Dedicado ao universo lúdico e acolhedor da Palhaçaria, incluindo mais de 20 atividades divertidas e educativas para crianças de todas as idades, o almanaque oferece também atividades específicas para crianças neurodiversas e com deficiência, e ainda 3 atividades extras: Declaração dos Direitos da Criança, Quadro visual de rotina diária e Boneco articulado.

 

 

Guia Prático de Classificação Indicativa para Artes Visuais

 Ministério da Justiça e Segurança Pública, 2021

Link para download:
https://drive.google.com/file/d/1z6n52Z48Z5_vbYpVAATaInnNT09Z7PL_/view?usp=sharing

Fonte:
https://www.gov.br/mj/pt-br/assuntos/seus-direitos/classificacao-1/paginas-classificacao-indicativa/guia-de-classificacao

O Guia Prático de Classificação Indicativa para Artes Visuais apresenta os critérios de análise das obras para o processo de autoclassificação indicativa, visando servir de instrumento aos curadores, organizadores de mostras e exposições de arte, como também aos artistas e público que prestigia as obras.

 

Audiodescrição simplificada: capa Com fundo cinza claro e linhas nas cores azul, verde e cinza escuro atravessando transversalmente, com o texto: Guia Prático de Classificação Indicativa de Artes Visuais."

Saiba mais sobre a exposição Una Shubu Hiwea:
http://bit.ly/UnaShubuHiwea
Mais vídeos sobre a exposição:
http://bit.ly/UnaShubuHiweaV

José Mateus Itsairu, um dos organizadores da exposição Una Shubu Hiwea – Livro Escola Viva do Povo Huni Kuĩ do Rio Jordão, entoa o canto para o rapé, “Pasha Dume Pae”. Distribuída em dois pisos da sede do Itaú Cultural, em São Paulo/SP, a mostra exibiu algumas facetas do conhecimento desse povo indígena: seus saberes sobre fauna e flora, suas cerimônias espirituais, seus métodos de cura, seus objetos tradicionais, suas pinturas e seus desenhos. Exposição organizada pelo pajé Dua Busẽ e outros representantes Huni Kuĩ, com a colaboração da editora Anna Dantes, do artista Ernesto Neto e da equipe do Itaú Cultural.

Guia do Empreendedor Criativo

SEBRAE, 2015

Link para download:
https://bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/e1bb929711a641ae93eb6dbb5853db3d/$File/5442.pdf 

O Ministério da Cultura (MinC) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) firmaram acordo de cooperação cujo objetivo é a realização conjunta de projetos e ações nos seguintes eixos de atuação: Gestão do Conhecimento para o Fortalecimento dos Segmentos e Territórios de Atuação da Economia Criativa – produzir, sistematizar e difundir informações dos segmentos e territórios da economia criativa brasileira; Formação em Gestão Empresarial e Qualificação Técnica de Profissionais e Empreendedores Criativos – desenvolver ações de capacitação e qualificação profissional em competências na área de gestão de negócios e empreendimentos, por meio da elaboração de conteúdos e metodologias, realização de cursos, seminários, publicações, tais como o Guia do Empreendedor Criativo; e Promoção e Difusão de Empreendimentos e Negócios – ampliar oportunidades de negócios para os empreendimentos criativos, possibilitando o acesso a diferentes canais de promoção, distribuição e comercialização de bens e serviços.

Capa do Guia do Empreendedor CRIATIVO. Sobre fundo cinza, o título do livro em verde e caixa alta com destaque para a palavra CRIATIVA em caixa alta. Abaixo, no canto direito um retângulo azul com o logotipo do SEBRAE em branco. No lado direito, faixas multicolores enfeitam a borda.

Tendo os empreendedores criativos como público-alvo preferencial, este material sinaliza os primeiros passos no sentido de fornecer informações relevantes acerca do universo da economia criativa.

audiodescrição de fotografia: Foto vista de cima de uma mesa cinza. Sobre ela uma xícara de café preto próximo à borda, abaixo um livro aberto e sobre o livro um óculos preto com as alças fechadas. Na parte inferior da porta, fora de foco uma folha verde de uma planta não identificada
Foto: Oziel Gómez

“Acessibilidade total na cultura e no lazer”

de Romeu Kazumi Sassaki, 2013

Link para download:
http://www.cultura.pe.gov.br/wp-content/uploads/2016/12/Livro_Acessibilidade_Cap1.pdf

A afirmação de que Todo ser humano tem direito à liberdade de locomoção, inserida na Declaração Universal dos Direitos Humanos, da Organização das Nações Unidas (NA- ÇÕES UNIDAS, 1948), inspirou o combate às barreiras arquitetônicas nos últimos 50 anos do século 20 e nos anos iniciais do terceiro milênio. O conceito “combate às barreiras arquitetônicas” evoluiu ao longo do tempo para dar origem ao conceito “acessibilidade arquitetônica”. Mais tarde, ampliou-se este conceito para abranger outros aspectos igualmente importantes.

Não me esqueci de você - Documentário sobre educação inclusiva (Filme Completo)

Camino Audiovisual, 2019

 "Não me esqueci de você" é um documentário longa-metragem sobre educação inclusiva, que ouve diferentes vozes do processo educacional - pais de alunos, professores da rede pública e especialistas na área - e busca sensibilizar sobre a responsabilidade social e política da inclusão de alunos com deficiência na educação básica.

audiodescrição simplificada: capa da cartilha PROJETOS CULTURAIS: como elaborar, executar e prestar contas. Sobre fundo bege claro, desenhos que representam as áreas da cultura com traço laranja. Ao centro, em um retângulo horizontal branco com borda laranja o título da cartilha. Abaixo, ao centro, o texto em branco: economia criativa - capacitação de empreendedores criativos. Sobre o texto um leque aberto exibe uma paleta com todas as principais cores

PROJETOS CULTURAIS: como elaborar, executar e prestar contas

Instituto Alvorada Brasil: Sebrae Nacional, 2014

Link para download:
https://guiadefomentodacultura.es.gov.br/Media/guiadefomentodacultura/PDF/Cartilha%20Economia%20Criativa%20completa%20SEBRAE.pdf

O projeto Economia Criativa – Série Primeiros Passos – Capacitação de Empreendedores Criativos é resultado de convênio de cooperação técnica e financeira firmado, em setembro de 2012, entre o Instituto Alvorada Brasil e o Sebrae Nacional. A partir de entendimento comum da importância da economia criativa para o desenvolvimento socioeconômico do país, as duas instituições decidiram pesquisar a fundo o mecenato cultural no Brasil nos últimos cinco anos. O objetivo desse projeto é fornecer conhecimentos para que os pequenos negócios que atuam na indústria criativa assimilem as várias dimensões de um projeto cultural e para que se habilitem para a disputa das fontes de financiamento previstas nas leis de incentivo à cultura e lastreadas pelos mecanismos de renúncia fiscal.

“Aprendizagem e acessibilidade: travessias do aprender na universidade”

de Sílvia Maria de Oliveira Pavão
Bruna Pereira Alves Fiorin
Ana Cláudia Pavão Siluk
Fabiane Vanessa Breitenbach
(Organizadoras)
2015

Link para download
http://coral.ufsm.br/anima/images/Livro%20-%20aprendizagem%20e%20acessibilidade.pdf

Muitas foram as travessias que a humanidade fez em busca da sua aprendizagem e do seu desenvolvimento. Incursões estas que são significadas e mediadas pela vivência entre os seres humanos e pela interação destes com o meio ambiente. Entretanto, muitas travessias ainda devem acontecer e a universidade destaca-se como um espaço propício para instigar esse debate. Discutir a relação da universidade com a aprendizagem, com a educação inclusiva, com a acessibilidade e com a escola pode, em tempos de discursos inclusivos, remeter ao senso comum, ao já sabido. Contudo, debater essas temáticas é cada vez mais urgente se considerarmos que muitos estudantes ainda encontram dificuldades para a sua aprendizagem, seja na escola ou na universidade.

audiodescrição simplificada. Sobre fundo azul uma baixa diagonal branca com o texto: aprendizagem e acessibilidade: travessias do aprender na universidade

Envolvidas e preocupadas com a promoção da aprendizagem, da acessibilidade e da educação inclusiva na escola e na universidade, e com o intuito de oferecer à comunidade uma obra atualizada e diversificada, organizamos esse livro dividido em quatro partes: Universidade e Aprendizagem, Universidade e Educação Inclusiva, Universidade e Escola, Universidade e Acessibilidade.

audiodescrição simplificada: capa da cartilha ACESSIBILIDADE NA WEB - W3C Brasil. Sobre fundo branco uma ilustração digital de três pessoas utilizando aparelhos eletrônicos. à direita um homem branco, cabelo loiro, utilizando fones de ouvido e óculos escuro acessa um laptop com as mãos. Ao Centro uma mulher negra, de cabelos castanhos presos no topo da cabeça acessa um computador de mesa com um teclado e uma tela à sua frente. No lado esquerdo um homem branco, calvo, de óculos acessa um tablet. Abaixo o texto em azul: Fascículo II Benefícios, Legislação e Diretrizes de Acessibilidade na Web. Abaixo, os logotipos das 5 entidades e instituições envolvidas na publicação da cartilha.

Cartilha Acessibilidade na WEB

Criada por World Wide Web Consortium (W3C) em PDF para download gratuito, disponibilizada sob a licença ”Creative Commons Atribuição – uso não­ comercial 3.0 Brasil” (CC BY­nC 3.0 BR), 2015

Link para download:
Cartilha Acessibilidade na WEB

 Cartilha de Acessibilidade na Web do W3C Brasil – Fascículo II – Benefícios, Legislação e Diretrizes de Acessibilidade na Web. Esta cartilha foi produzida pelo W3C escritório Brasil em parceria com o Ministério Público do Estado de São Paulo e com a revisão e contribuição de colaboradores.

Um Sinal de Inclusão, 2021

Você sabia que a Comunidade Surda possui cultura e artes próprias? Vamos refletir sobre as diferentes formas em que surdos e ouvintes estão inseridos no mundo?
Vem com a gente, sair da bolha ouvinte, pra conhecer um pouco mais sobre a cultura surda com a professora Fabi. Aproveite essa oportunidade pra seguir o canal "Um Sinal de Inclusão" no youtube pra conferir muitos materiais educativos sobre o tema.

 

 

“Cultura urbana e educação”

Ministério da Educação, 2009

Link para download:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000012189.pdf

Urbano vem do latim e significa “o que é próprio da cidade”. Cultura urbana seria, por extensão, a expressão de grupos que desenvolvem sua arte nas ruas, nos bairros, em espaços públicos que são democratizados, criando novas sociabilidades. São projetos com um potencial transformador, uma vez que gestados nas/pelas comunidades, em especial nas chamadas periferias. Na maioria jovens, esses atores sociais estão ou estiveram na escola, tecendo redes entre educação e cultura. É importante que o espaço escolar incorpore essas manifestações culturais e suas linguagens específicas, possibilitando recriações e inovações, num processo de permanente mudança.

audiodescrição de fotografia: de cima, a imagem de uma mulher branca sentada sobre um sofá branco, apoiada sobre uma mesa de tampo de vidro transparente, escrevendo em um caderno de folhas brancas aberto e ao seu lado, no sofá um xale ou coberta branco aparece sem foco no canto superior da foto. Ela tem cabelo curto e preto, e podemos ver sardas sobre o nariz. Usa uma camiseta cinza claro e calça listrada em preto e branco. Do lado esquerdo do caderno, uma xícara azul com pires está cheia de café preto. Ao lado, um caderno fechado de capa marrom de couro. O chão está coberto por um carpete cinza claro.
audiodescrição simplificada: capa do livro com fundo em degradê do rosa claro para o azul claro. Ao centro, o texto em roxo: reflexões sobre educação, sociedade e cultura. Abaixo um balão de diálogo é formado por imagens de pequenos balões de diálogo, num degradê do laranja para o rose e para o roxo.

REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA

Vinicius Seabra (organizador)

Link para download:
https://pedroejoaoeditores.com.br/2022/wp-content/uploads/2022/01/Educac%CC%A7a%CC%83oCulturaSociedade-1.pdf

  A tríade ‘Educação, Sociedade e Cultura’ se constitui no tripé de análise proposto nesse livro. Ao longo dos textos, o espaço formativo da ‘educação’ formal ocupou lugar de destaque nas análises, mas também ultrapassou as fronteiras da escola e se ressignificou a partir das práticas e finalidades educativas postas nas instituições mediadoras da sociedade brasileira no tempo presente. A noção de ‘sociedade’ como um conjunto de grupo social que se articula em torno das realidades locais se evidenciou nos capítulos, demonstrando que não há um único Brasil a ser compreendido, mas sim Brasis, no plural. Nesse emaranhado de realidades sociais e contextuais a categoria ‘cultura’ emergiu como uma possibilidade de compreensão das estruturas sociais e das teias que sustentam a cotidianização da vida coletiva. Esses distintivos reforçam a importância da temática escolhida como título da obra.

O Artigo A ARTE COMO ARTICULADORA EDUCACIONAL DE DIÁLOGOS SOBRE INTERSECÇÕES ENTRE RELAÇÕES DE GÊNERO, ALTERIDADE E DIREITOS HUMANOS: “MEDUSA ENREDADA: COMO LEMBRAR?... MAS... COMO ESQUECER?” (pg. 161) cita a exposição “Mulher: Gênero, Liberdade e Luta” realizada pela ESQUINA GRÁFICA na UFSC Blumenau em 2020.