O poder não vem do conhecimento guardado, mas do conhecimento compartilhado, que é o vetor multiplicador de uma sociedade inclusiva, justa e democrática.
Nesta página reunimos para você materiais gratuitos de pesquisa e informação acerca de diferentes temas envolvendo artes visuais, acessibilidade, empreendedorismo, educação, entre outros assuntos relevantes ao seu avanço como pessoa criativa. Os links para download levam para os sites originais onde este material está disponibilizado em pdf, gerando o download automático.
Convidamos você a explorar também o nosso Blog, onde preparamos artigos com assuntos relevantes e atuais para artistas e entusiastas das artes. Com dicas preciosas sobre marketing digital, SEO, formalização profissional, cultura da inovação, entre muitos outros assuntos interessantes, divertidos e pra levar pra vida.
Orientações para atender pessoas com deficiência
Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas do IFC - Instituto Federal Catarinense, 2022
Com este material, o Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do Instituto Federal Catarinense (IFC), busca compartilhar orientações que contribuam para qualificar a recepção, o atendimento e o acolhimento de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida
Link para Download: Orientações para atender pessoas com deficiência
Almanaque Tita Tinta
Tita Tinta Ilustra, 2020
Classificação LIVRE
Link para download:
https://drive.google.com/drive/u/1/folders/12pBlOdgkpvLcWcvIDaE9IK60GPYHVY5I
Download gratuito em PDF do e-book.
Dedicado ao universo lúdico e acolhedor da Palhaçaria, incluindo mais de 20 atividades divertidas e educativas para crianças de todas as idades, o almanaque oferece também atividades específicas para crianças neurodiversas e com deficiência, e ainda 3 atividades extras: Declaração dos Direitos da Criança, Quadro visual de rotina diária e Boneco articulado.
Guia Prático de Classificação Indicativa para Artes Visuais
Ministério da Justiça e Segurança Pública, 2021
Link para download:
https://drive.google.com/file/d/1z6n52Z48Z5_vbYpVAATaInnNT09Z7PL_/view?usp=sharing
Saiba mais sobre a exposição Una Shubu Hiwea:
http://bit.ly/UnaShubuHiwea
Mais vídeos sobre a exposição:
http://bit.ly/UnaShubuHiweaV
José Mateus Itsairu, um dos organizadores da exposição Una Shubu Hiwea – Livro Escola Viva do Povo Huni Kuĩ do Rio Jordão, entoa o canto para o rapé, “Pasha Dume Pae”. Distribuída em dois pisos da sede do Itaú Cultural, em São Paulo/SP, a mostra exibiu algumas facetas do conhecimento desse povo indígena: seus saberes sobre fauna e flora, suas cerimônias espirituais, seus métodos de cura, seus objetos tradicionais, suas pinturas e seus desenhos. Exposição organizada pelo pajé Dua Busẽ e outros representantes Huni Kuĩ, com a colaboração da editora Anna Dantes, do artista Ernesto Neto e da equipe do Itaú Cultural.
Guia do Empreendedor Criativo
SEBRAE, 2015
Link para download:
https://bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/e1bb929711a641ae93eb6dbb5853db3d/$File/5442.pdf
O Ministério da Cultura (MinC) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) firmaram acordo de cooperação cujo objetivo é a realização conjunta de projetos e ações nos seguintes eixos de atuação: Gestão do Conhecimento para o Fortalecimento dos Segmentos e Territórios de Atuação da Economia Criativa – produzir, sistematizar e difundir informações dos segmentos e territórios da economia criativa brasileira; Formação em Gestão Empresarial e Qualificação Técnica de Profissionais e Empreendedores Criativos – desenvolver ações de capacitação e qualificação profissional em competências na área de gestão de negócios e empreendimentos, por meio da elaboração de conteúdos e metodologias, realização de cursos, seminários, publicações, tais como o Guia do Empreendedor Criativo; e Promoção e Difusão de Empreendimentos e Negócios – ampliar oportunidades de negócios para os empreendimentos criativos, possibilitando o acesso a diferentes canais de promoção, distribuição e comercialização de bens e serviços.
Tendo os empreendedores criativos como público-alvo preferencial, este material sinaliza os primeiros passos no sentido de fornecer informações relevantes acerca do universo da economia criativa.
“Acessibilidade total na cultura e no lazer”
de Romeu Kazumi Sassaki, 2013
Link para download:
http://www.cultura.pe.gov.br/wp-content/uploads/2016/12/Livro_Acessibilidade_Cap1.pdf
A afirmação de que “Todo ser humano tem direito à liberdade de locomoção”, inserida na Declaração Universal dos Direitos Humanos, da Organização das Nações Unidas (NA- ÇÕES UNIDAS, 1948), inspirou o combate às barreiras arquitetônicas nos últimos 50 anos do século 20 e nos anos iniciais do terceiro milênio. O conceito “combate às barreiras arquitetônicas” evoluiu ao longo do tempo para dar origem ao conceito “acessibilidade arquitetônica”. Mais tarde, ampliou-se este conceito para abranger outros aspectos igualmente importantes.
Não me esqueci de você - Documentário sobre educação inclusiva (Filme Completo)
Camino Audiovisual, 2019
"Não me esqueci de você" é um documentário longa-metragem sobre educação inclusiva, que ouve diferentes vozes do processo educacional - pais de alunos, professores da rede pública e especialistas na área - e busca sensibilizar sobre a responsabilidade social e política da inclusão de alunos com deficiência na educação básica.
PROJETOS CULTURAIS: como elaborar, executar e prestar contas
Instituto Alvorada Brasil: Sebrae Nacional, 2014
Link para download:
https://guiadefomentodacultura.es.gov.br/Media/guiadefomentodacultura/PDF/Cartilha%20Economia%20Criativa%20completa%20SEBRAE.pdf
O projeto Economia Criativa – Série Primeiros Passos – Capacitação de Empreendedores Criativos é resultado de convênio de cooperação técnica e financeira firmado, em setembro de 2012, entre o Instituto Alvorada Brasil e o Sebrae Nacional. A partir de entendimento comum da importância da economia criativa para o desenvolvimento socioeconômico do país, as duas instituições decidiram pesquisar a fundo o mecenato cultural no Brasil nos últimos cinco anos. O objetivo desse projeto é fornecer conhecimentos para que os pequenos negócios que atuam na indústria criativa assimilem as várias dimensões de um projeto cultural e para que se habilitem para a disputa das fontes de financiamento previstas nas leis de incentivo à cultura e lastreadas pelos mecanismos de renúncia fiscal.
“Aprendizagem e acessibilidade: travessias do aprender na universidade”
de Sílvia Maria de Oliveira Pavão
Bruna Pereira Alves Fiorin
Ana Cláudia Pavão Siluk
Fabiane Vanessa Breitenbach
(Organizadoras) 2015
Link para download
http://coral.ufsm.br/anima/images/Livro%20-%20aprendizagem%20e%20acessibilidade.pdf
Muitas foram as travessias que a humanidade fez em busca da sua aprendizagem e do seu desenvolvimento. Incursões estas que são significadas e mediadas pela vivência entre os seres humanos e pela interação destes com o meio ambiente. Entretanto, muitas travessias ainda devem acontecer e a universidade destaca-se como um espaço propício para instigar esse debate. Discutir a relação da universidade com a aprendizagem, com a educação inclusiva, com a acessibilidade e com a escola pode, em tempos de discursos inclusivos, remeter ao senso comum, ao já sabido. Contudo, debater essas temáticas é cada vez mais urgente se considerarmos que muitos estudantes ainda encontram dificuldades para a sua aprendizagem, seja na escola ou na universidade.
Envolvidas e preocupadas com a promoção da aprendizagem, da acessibilidade e da educação inclusiva na escola e na universidade, e com o intuito de oferecer à comunidade uma obra atualizada e diversificada, organizamos esse livro dividido em quatro partes: Universidade e Aprendizagem, Universidade e Educação Inclusiva, Universidade e Escola, Universidade e Acessibilidade.
Cartilha Acessibilidade na WEB
Criada por World Wide Web Consortium (W3C) em PDF para download gratuito, disponibilizada sob a licença ”Creative Commons Atribuição – uso não comercial 3.0 Brasil” (CC BYnC 3.0 BR), 2015
Link para download:
Cartilha Acessibilidade na WEB
Cartilha de Acessibilidade na Web do W3C Brasil – Fascículo II – Benefícios, Legislação e Diretrizes de Acessibilidade na Web. Esta cartilha foi produzida pelo W3C escritório Brasil em parceria com o Ministério Público do Estado de São Paulo e com a revisão e contribuição de colaboradores.
Um Sinal de Inclusão, 2021
“Cultura urbana e educação”
Ministério da Educação, 2009
Link para download:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000012189.pdf
Urbano vem do latim e significa “o que é próprio da cidade”. Cultura urbana seria, por extensão, a expressão de grupos que desenvolvem sua arte nas ruas, nos bairros, em espaços públicos que são democratizados, criando novas sociabilidades. São projetos com um potencial transformador, uma vez que gestados nas/pelas comunidades, em especial nas chamadas periferias. Na maioria jovens, esses atores sociais estão ou estiveram na escola, tecendo redes entre educação e cultura. É importante que o espaço escolar incorpore essas manifestações culturais e suas linguagens específicas, possibilitando recriações e inovações, num processo de permanente mudança.
REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA
Vinicius Seabra (organizador)
Link para download:
https://pedroejoaoeditores.com.br/2022/wp-content/uploads/2022/01/Educac%CC%A7a%CC%83oCulturaSociedade-1.pdf
A tríade ‘Educação, Sociedade e Cultura’ se constitui no tripé de análise proposto nesse livro. Ao longo dos textos, o espaço formativo da ‘educação’ formal ocupou lugar de destaque nas análises, mas também ultrapassou as fronteiras da escola e se ressignificou a partir das práticas e finalidades educativas postas nas instituições mediadoras da sociedade brasileira no tempo presente. A noção de ‘sociedade’ como um conjunto de grupo social que se articula em torno das realidades locais se evidenciou nos capítulos, demonstrando que não há um único Brasil a ser compreendido, mas sim Brasis, no plural. Nesse emaranhado de realidades sociais e contextuais a categoria ‘cultura’ emergiu como uma possibilidade de compreensão das estruturas sociais e das teias que sustentam a cotidianização da vida coletiva. Esses distintivos reforçam a importância da temática escolhida como título da obra.
O Artigo A ARTE COMO ARTICULADORA EDUCACIONAL DE DIÁLOGOS SOBRE INTERSECÇÕES ENTRE RELAÇÕES DE GÊNERO, ALTERIDADE E DIREITOS HUMANOS: “MEDUSA ENREDADA: COMO LEMBRAR?... MAS... COMO ESQUECER?” (pg. 161) cita a exposição “Mulher: Gênero, Liberdade e Luta” realizada pela ESQUINA GRÁFICA na UFSC Blumenau em 2020.