Sobre

A ESQUINA GRÁFICA traz as possibilidades do mundo da ilustração, do traço ao produto, tudo feito com originalidade e profissionalismo, para conectar ilustradores, empresas e admiradores das artes.

A ESQUINA GRÁFICA é uma Plataforma Criativa que se propõe a conectar artistas e público num espaço ocupado exclusivamente por obras autorais. Surgiu em 2020, com feiras presenciais e exposições de artistas visuais da região do Vale do Itajaí. A ESQUINA GRÁFICA une a responsabilidade social com o fomento e valorização do profissional criativo: Os artistas apresentam suas obras ao público, desenvolvendo networking e dialogando com um espaço que integra artistas e fortalece o cenário local de Artes Visuais e Artes Gráficas.

Mesa branca, coberta com papel pardo à direita. Sobre ela estão dispostos vários objetos. Ao centro, um caderno com folhas quadriculadas aberto e com uma fita marca páginas separando-as. Na página da esquerda, centralizada o título sublinhado: Check List, abaixo uma lista destacada por uma caixinha preta com um sinal de visto em verde, no início das frases: Web Designer; Navegação Acessível; Ilustradores e serviços; Concurso Cultural; Galeria de Artes; Cursos Gratuitos; Rodas de conversa; Downloads gratuitos; Blog sobre economia criativa. Na página à direita, na parte superior a frase: reticências e muito mais. Sobre a folha, um celular com as seguintes informações na tela: Plataforma digital, abaixo um quadrado preto, sobre as bordas superior e esquerda, em letras caixa alta pretas: esquina gráfica. Dentro dele, nas bordas inferior e direita, em letras caixa alta brancas: esquina gráfica. Abaixo do quadrado, entre vetores de linhas pretas, o texto: Estamos construindo a melhor plataforma de ilustradores que você já viu. “A melhor” está em letras vermelhas, as demais palavras em letras pretas. À esquerda do caderno, uma grosa de lápis marrons amarrados com duas voltas de barbante e um laço, cujas pontas e base possuem cores diversas e um estojo de aquarela retangular preto, as cores estão em círculos enfileirados. Na parte superior, imagem parcial de um vasinho com uma suculenta verde e uma paleta de cores dispostas em quadrados em um estojo branco e a ponta de alguns pincéis de cerdas claras. À direita do caderno, algumas peças de carimbos manuais para tipografia individual das letras do alfabeto. Abaixo, imagem parcial de bloco com folhas brancas e de alguns lápis de cores rústicos.

Com a chegada da Pandemia de Covid-19, nossas atividades presenciais foram pausadas, dando lugar ao trabalho da equipe de produção em busca de uma reestruturação na oferta de uma estrutura inovadora, para retomar esta conexão público-artista. E ir além, nos tornarmos um hub facilitador na contratação destes profissionais da economia criativa por empresas em qualquer parte do Brasil.

Para nos adaptarmos às novas demandas do mercado e aos novos hábitos de consumo com a chegada da pandemia, desenvolvemos o projeto da Plataforma Digital ESQUINA GRÁFICA, com consultoria do Salto Aceleradora de MEIs e do SEBRAE Blumenau, em um curso promovido pela Prefeitura de Blumenau.

Numa parceria entre as empresas 3W4U Soluções Tecnológicas e Tita Tinta Ilustrações, o Projeto concebido pela produtora cultural Tatiane Hardt foi aprovado pelo Edital Herbert Holetz através do Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau. Neste momento estamos em pleno vapor no desenvolvimento da Plataforma.

2022 chegou com novos desafios mas também com muitas novidades! Logo lançaremos o Concurso Cultural ESQUINA GRÁFICA, para a seleção de talentosos artistas que irão compor nosso pool de ilustradores. Uma grande variedade de competências na oferta de produtos e serviços de ilustração está chegando por aí!

COMO TUDO COMEÇOU

Num encontro de mulheres empreendedoras na Greenplace Park, surgiu uma conversa entre produtoras culturais e artistas visuais da cidade de Blumenau (SC). Uma semente que foi plantada em solo fértil, germinada através da rede de economia criativa local culminando na sensacional parceria com a Feirinha da Servidão.

Idealizada e produzida pela ilustradora, artivista e produtora cultural Tatiane Hardt, a ESQUINA GRÁFICA – Artes Visuais 1ª Edição aconteceu no dia 16 de fevereiro de 2020, na praça Victor Konder - Prefeitura de Blumenau, junto à Feirinha da Servidão, atualmente a maior feira de rua do estado de SC, com o apoio da FURB - Universidade Regional de Blumenau. Cada artista inscrito recebeu para sua exposição uma estrutura com biombos, mesa e cadeira. Com o intuito de criar uma rede colaborativa entre artistas e fomentar a categoria, a ESQUINA GRÁFICA ofereceu seu espaço de forma totalmente gratuita para os artistas contemplados venderem suas obras e exporem seus trabalhos em um espaço assertivo, com circulação de um público cativo de feira de rua, disposto a consumir arte.

Muitos dos artistas expositores da 1ª Edição são integrantes do COLMEIA (Coletivo Laboral Multicultural de Experimentações e Intervenções Artísticas), um movimento que se autoorganiza de forma horizontal, promovendo anualmente intervenções artísticas na cidade de Blumenau com ações descentralizadas e sempre gratuitas para a comunidade; e anualmente um grande evento com todos os artistas do Coletivo ocupando os espaços do Teatro Carlos Gomes.

Já a Feirinha da Servidão, recebe (em tempos não-pandêmicos) a circulação de entre 2.000 e 4.000 pessoas de público cativo, e já acontece tradicionalmente há anos na cidade de Blumenau, atraindo expositores de várias regiões do estado de Santa Catarina. Além da exposição de artesãos e artistas, todos pequenos empreendedores, o evento conta com apresentações musicais, oficinas, praça de alimentação com gastronomia local, feira de literatura, entre outras atrações. Na 1ª Edição os artistas da ESQUINA GRÁFICA - Artes Visuais tiveram uma interação intensa com o público, realizando vendas de obras originais, reproduções e produtos gráficos.

_esquina-sobre
_esquina-grafica-exposicao

EDIÇÃO ESPECIAL 8M BLUMENAU

No dia 6 de março de 2020, foi realizada uma Edição Especial da ESQUINA GRÁFICA - Artes Visuais em uma parceria com  a UFSC Campus Blumenau, que recebeu uma das ações do movimento 8M Blumenau 2020 onde público e artistas se encontraram para um bate papo sobre arte e cultura. Seis artistas de Blumenau integraram a exposição “Mulher: Gênero, Liberdade e Luta”, um encontro potente da arte que converge e conversa interdisciplinarmente. Oferecemos acessibilidade com a obra “Aceitação” (artista Tita Tinta) audiodescrita e vivemos muitos momentos de fruição e troca durante o evento; que contou ainda com a apresentação do Espetáculo “Medusa enredada: como lembrar? …mas …como esquecer?” de Camila Durães (Florianópolis/SC). Logo após o espetáculo foi realizada uma roda de conversa inspirada pelo espetáculo, sobre feminicídio e os papéis femininos em sociedade. O evento foi gratuito e aberto a toda a comunidade. O encontro foi tão especial que até rendeu citação no livro “Reflexões sobre Educação, sociedade e cultura” de Vinícius Seabra (Editora São Carlos: Pedro & João Editores, 2021).

UMA PANDEMIA ESTAVA CHEGANDO E A GENTE NÃO FAZIA IDEIA

A 2ª Edição da nossa Feira aconteceu no dia 8 de março, novamente na praça Victor Konder junto à sede da Prefeitura de Blumenau em parceria com a Feirinha da Servidão; que ofereceu um dia de atividades, oficinas, atrações musicais, exposições, e recebeu a ESQUINA GRÁFICA - Artes Visuais de braços abertos oferecendo aos artistas um espaço central no evento. Assim como nas edições anteriores, os artistas estiveram presentes na exposição durante todo o dia, dialogando com o público sobre suas obras, divulgando seu trabalho e criando networking.

Nossas atividades presenciais seguem pausadas e retornarão assim que a Pandemia de Covid-19 for controlada e seja completamente seguro para artistas e público se encontrarem novamente. Até lá, vem com a gente! Tem muitas novidades chegando por aí, e você vai se surpreender.

esquina-grafica-2

O FATOR HUMANO

A ESQUINA GRÁFICA cultiva a Cultura da Inovação como uma ferramenta que estimula conexões, criando um ambiente de confiança, colaboração e criatividade para formar uma comunidade. O fato é que não podemos controlar a inovação, mas podemos buscar e preparar pessoas e desenvolver um ambiente que aumente as chances de que ela aconteça. A inovação é proporcional à conexão.

Os grandes protagonistas da ESQUINA GRÁFICA são os artistas visuais, num importante trabalho de construção através da cadeia produtiva dos profissionais da economia criativa. Cada artista presente nas três edições realizadas em 2020 abriu os caminhos para esta nova etapa da nossa caminhada. 

E estes artistas são uma belíssima amostragem do grande potencial que a Indústria Criativa local reserva, na variedade de traços, estilos, técnicas e know-how. Tivemos a alegria de ter a presença dos artistas abaixo nas nossas primeiras edições presenciais:

ENTRE SONHAR E REALIZAR: uma trajetória de aprendizado

Tatiane Hardt

Idealizadora da ESQUINA GRÁFICA, Produtora Cultural, Coordenadora de Projeto e Designer Gráfica

Tatiane é ilustradora, produtora cultural, musicista e palhaça. Autodidata, iniciou sua trajetória nas artes ainda na adolescência.

Uma de suas marcas registradas é o desenvolvimento de ilustrações lúdicas sobre o universo da Palhaçaria, marcando sua trajetória como ilustradora na Tita Tinta Ilustrações. Desenvolveu uma linha de produtos própria (Coleção Momento Palhacêutico), com mais de 20 produtos exclusivos, transpondo a Palhaçaria para o dia a dia em itens de decoração, artes gráficas e acessórios. Durante o 1° Sol rindo (Festival de Palhaçaria de Balneário Camboriú), em 2018, fez a abertura da exposição “Vejo palhaços”, contando com dezenas de ilustrações na técnica de nanquim e aquarela sobre papel. No mesmo ano lançou a série de livros para colorir “Aldeia do Riso”, com 3 volumes dedicados ao universo lúdico e acolhedor da Palhaçaria para crianças e adultos. 

Em 2019, desenvolveu as ilustrações da 1ª Mostra da Rede Catarina de Palhaças, da qual é integrante. Durante a Mostra fez o lançamento da série “Momento Palhacêutico”, dois volumes de livros para colorir com mensagens de meditação diária em lettering. Produziu em 2019 a oficina "Introdução à Palhaçaria: Poética para Palhaçxs" em parceria com a UFSC(Universidade Federal de Santa Catarina) e SESC Blumenau, promovendo uma vivência gratuita, introdutória na arte de palhaçaria com a Cia Lunáticas de Florianópolis voltada à comunidade. Ministrada pelas Palhaças Lynda Collapso (Rhaisa Muniz), Biruta (Calini Detoni), e Cachaça (Márcia Gonzaga). O projeto incluíu ainda a abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com o espetáculo “Manicômicas”, e arte de rua no Brique do SESC com o espetáculo “Biruta Nua e Crua”.

Esteve Vice-Presidente no CMPC (Conselho Municipal de Política Cultural de Blumenau) durante a gestão mar/2017-jun/2019, onde ocupou cadeira na setorial de Cultura Popular e Artesanato, em seu segundo mandato como Conselheira de Cultura, fazendo parte, entre outras, das comissões de trabalho para a elaboração do Plano Municipal de Cultura (Lei Complementar 1076 2016) e Prêmio Herbert Holetz (Lei Complementar 1167 2017).

É integrante do COLMEIA - Coletivo Multicultural de Experimentações e Intervenções Artísticas (Blumenau/SC) desde seu início em 2012, como expositora e produtora cultural. Em 2019 esteve presente na Rota de Arte Acessível do GT Acessibilidade do Coletivo COLMEIA, com a obra “Aceitação” audiodescrita, trabalho ao qual segue dando continuidade como Moderadora do Coletivo.

Em 2020 idealizou e produziu a 1ª e 2ª Edição da ESQUINA GRÁFICA - Artes Visuais, numa parceria com a Feirinha da Servidão e o apoio da FURB. Promovendo um espaço de valorização e fomento à economia criativa em Blumenau e região. 

Se dedica aos estudos da cultura brasileira como batuqueira de maracatu de baque virado desde 2009, tendo sido integrante do Grupo Capivara e Baque Mulher Blumenau.

Por fim, e fator máximo de inspiração para toda essa potência criativa, é mãe das também artistas Sophia e Luana.

PARCERIAS: Nossa plataforma criativa na Web

_christian@

Desenvolvedor Web

Christian é profissional de tecnologia da informação com 26 anos de experiência na área de desenvolvimento de sistemas e produtos, infraestrutura, elaboração e condução de projetos em empresas de micro e pequeno porte e de diferentes segmentos. Tem longa história como empreendedor e administrador e é fundador da 3w4u Soluções Tecnológicas, empresa de soluções para internet e mobile especializada no desenvolvimento de ferramentas para inovar, reter, vender, gerar tráfego, fidelizar, interagir e conta com uma equipe de profissionais especializados.
Foi Diretor de Tecnologia na Agência Callier e consultor técnico na Agência Morphy, sendo responsável pela definição das estratégias de negócios, execução e implementação de grandes projetos.

Sua carreira foi construída através da execução de projetos, planejamento estratégico, reestruturação de áreas e processos, liderança de equipes, prospecção e relacionamento com clientes, gestão de orçamentos e de contratos com parceiros, gerenciamento, execução e implantação de projetos web e app.
Cursou e participou como presidente do Centro Acadêmico de Engenharia de Telecomunicações (FURB), possui formação em eletrônica digital pela ETEVI e possui diversas certificações, entre elas: Cisco System CCNA 1, 2 e 3.
Já fez inúmeras palestras inclusive para o Câmara Brasil Alemanha.
Completamente apaixonado por tecnologia, trabalha atualmente como consultor de tecnologia e como developer e possui bons conhecimentos em PHP, SQL entre outros. Criador do portal Yeah Sistemas de Pesquisas Interativas, criador e mantenedor do portal Registro de Marca Online, criador e mantenedor do portal Invictus Treinamentos, entre outros.
Destaca-se ainda como diretor de inovação na entidade AMPE Blumenau (Associação de Micro e Pequenas Empresas de Blumenau), na coordenação e execução de eventos de treinamento técnicos e desenvolve trabalhos exclusivos para as empresas associadas.