Notas da Artista:
A ancestralidade é o conceito que se refere à linhagem ou origem de uma pessoa, ou seja, aos seus antepassados e à sua linhagem familiar ao longo das gerações passadas. É a história de onde viemos, nossos ancestrais, suas culturas, tradições e legados que foram transmitidos através das gerações.
Obra: Ancestralidade
Artista: Rô
Técnica: Acrílica sobre tela
Ano: 2023
Audiodescrição: A obra possui o tamanho de 30x40cm e foi pintada com tinta acrílica nas cores vermelha, amarela, azul, branco, preto e verde, sobre tela de tecido de algodão. Nela constam três imagens pintadas de mulheres. A primeira representa uma mulher mais velha, com cabelos brancos, olhos negros e pele morena. Ela carrega sobre os ombros um manto que simboliza o abraço da natureza, representado por uma arara vermelha com penas amarelas, verdes e azuis. Para os povos indígenas, a arara vermelha é considerada um símbolo solar e possui representação do fogo. A segunda mulher é morena, de cabelos pretos e pele parda, representando uma indígena. A terceira mulher possui pele branca, cabelos loiros e olhos claros, e o fundo da tela é de cor azul claro.
Essas figuras representam três gerações familiares, simbolizando a ancestralidade.
Mini Bio:
Rosangela Teixeira assina como Rô: substantivo masculino nome da décima letra do alfabeto grego; Origem da palavra rhõ e pelo latim rho. Nascida na cidade de Manaus (AM), tem ascendência indígena de avô, conhecida dentro das sub etnias na região amazônica como cabocla ou parda. Formada pela UFAM – Universidade Federal do Amazonas, possui experiências com a terceira idade atuando como Arte Educadora na Casa Gene (Manaus), com oficinas de pintura, além de monitora de desenho no projeto social Pé no chão, na comunidade ribeirinha Colônia Antônio Aleixo, também no município de Manaus. Atualmente reside em Blumenau e atua no município de Gaspar como Arte Educadora, com oficinas de desenho e Pintura em tela na Casa de Cultura.