Esquina Gráfica

EQUIPE DE PRODUÇÃO

Por trás de todo projeto cultural, existe uma equipe trabalhando arduamente para que você possa desfrutar disso tudo que estamos apresentando pra você a cada nova etapa do projeto. Com profissionais especializados em suas áreas para oferecer o melhor pra você. Vem conhecer essa cadeia produtiva que linkamos na ESQUINA GRÁFICA!

Você está desenvolvendo um projeto que tem a nossa cara? Estamos abertos a novas parcerias! Entre em contato conosco.

Em um círculo, fotografia colorida em primeiro plano da intérprete de libras. Ela é branca, de pele clara. Os cabelos são loiros, abaixo do ombro, levemente ondulados e estão arrumados para a direita. O rosto tem traços bem delineados, sobrancelhas arqueadas e bem definidas, os olhos são amendoados e claros, lábios são de tamanho médio, estão fechados e esboçam um leve sorriso. Veste blusa preta, no fundo preto sobreposto a uma tela quadriculada. Ao lado direito e esquerdo da fotografia, respingos pretos ornam a composição. Sobreposta à fotografia uma moldura retangular vertical com linha finíssima laranja, logo abaixo da moldura o nome em laranja: Suzi Daiani

INTÉRPRETE DE LIBRAS

Suzi é atriz (DRT-SC: 6232/10), palhaça, professora, escritora, produtora cultural e intérprete de LIBRAS. Formada em Letras Licenciatura (Português/ Inglês) pela UNERJ (2017), com Pós Graduação em Contação de Histórias e Literatura - IPGEX (2011) e Pós Graduação em Línguas Modernas - CENSUPEG (2010). Cursando Letras Libras pela Faculdade Única. Atua na Laço Cia. de Arte em projetos de teatro, palhaçaria e acessibilidade.

Em 2012 monta seu primeiro espetáculo com um ator um surdo sobre o tema da acessibilidade com a Cia. Artística Avenida Lamparina, e no mesmo ano passa a ministrar a oficina de Teatro para pessoas surdas ajudando a formar o Grupo Teatral Mãos Vivas de Jaraguá do Sul. Como atriz, atuou em mais de 20 espetáculos e circulou por 10 estados brasileiros, além de apresentações na Argentina, Itália e Chile.
Como intérprete de libras, trabalha em eventos, palestras, lives, materiais audiovisuais, porém tem enfoque maior na interpretação de espetáculos teatrais. Tendo realizado interpretações em diferentes festivais e mostras como: Mostra Afora – Circuito Oeste de Teatro – SC, Seminário de Produção Cultural – Itajaí – SC, Sopros Literários – Itajaí – SC, Circo na Rua na Rede – Canelinha SC, Festival Nacional Nova Cena – Itajaí SC, Mostra Ceart Aberto – Florianópolis SC, Mostra Espetacular - Curitiba PR, Festinfante - Festival de Artes Integradas para Infância, Mostra Rosa dos Ventos – Fecate e outros.

AUDIODESCRITORA

Mara é fundadora da Ouvindo Imagens, empresa especializada na área de Acessibilidade Comunicacional – Audiodescrição e Tradução e Interpretação em LIBRAS, atuando profissionalmente na área há 9 anos.

Mestra em Educação - FURB. Especialista em Libras - UNIASSELVI. Pedagogia - UDESC. Audiodescritora e intérprete de Libras. Em 2016, idealizou e realizou o projeto pioneiro de Audiodescrição "in loco" na Câmara de Vereadores de Blumenau, sendo a primeira experiência desse segmento no Brasil. Atualmente é Coordenadora do Núcleo Bilíngue Libras/LP no Instituto Federal Catarinense - IFC.

Dentro de um círculo, a fotografia colorida de Mara em primeiro plano. Ela é branca de pele clara, os cabelos abaixo dos ombros são castanhos e lisos. O rosto está virado para a esquerda, os olhos são azuis e ela está sorrindo, nas bochechas covinhas bilaterais. Veste regata branca, colar próximo ao pescoço, composto por vários fios azuis decrescentes e usa óculos de grau com armação bordô. Ao fundo, uma cerca viva com plantas verdes e uma rua movimentada. A noite está iluminada por várias lâmpadas decorativas suspensas. Ao lado direito e esquerdo da fotografia, respingos pretos ornam a composição. Sobreposta à fotografia uma moldura retangular vertical com linha finíssima laranja. Logo abaixo da moldura o nome em laranja: Mara Körtelt.
Em um círculo, fotografia em preto e branco de Nane em primeiro plano. Ela é uma mulher branca de cabelos castanhos. O rosto está levemente virado para direita, as sobrancelhas são bem delineadas, olhos e nariz pequenos, os lábios bem desenhados estão fechados e sorri discretamente. Veste jaqueta de couro. Ao lado direito e esquerdo da fotografia, respingos pretos ornam a composição. Sobreposta à fotografia uma moldura retangular vertical com linha finíssima laranja, logo abaixo da moldura o nome em laranja: Nane Pereira

ASSESSORA DE IMPRENSA

Nane é jornalista profissional à frente da NPCA - Nane Pereira Comunicação e Arte, e atua profissionalmente na área de Comunicação e Cultura há mais de 25 anos. Auxilia no posicionamento de iniciativas nas áreas artísticas e culturais, e as necessidades de comunicação do setor criativo (cênicas, visuais, patrimônio, música, circo, arquitetura, design, moda, tattoo, gastronomia, literatura, audiovisual, cultura popular e outros).
Desenvolve assessorias de imprensa e apoia veículos de comunicação como repórter e gestora de pauta. Dá palestras a microempreendedores sobre “A Arte de se Comunicar”, apresentando como funciona o trabalho de assessoria de imprensa e de como divulgar sua empresa/projeto. Nane Pereira trabalhou no caderno de Cultura do Jornal de Santa Catarina; escreveu o livro “Particularidades” (2009); é graduada em Comunicação Social - Jornalismo, pelo IBES-Sociesc; é membro da Associação de Imprensa do Médio Vale do Itajaí (Assimvi); e do Conselho Municipal de Política Cultural de Blumenau (2019/2021).

A agência NANE PEREIRA COMUNICAÇÃO E ARTE (NPCA) surgiu em 11 de junho de 2015 com o propósito de suprir as demandas por divulgação cultural e assessoria de imprensa especializadas na área da Cultura e Economia Criativa em Blumenau e região.
Com abrangência no Sul do Brasil e forte atuação em Santa Catarina, em especial na mesorregião Vale do Itajaí, a empresa tem por objetivo auxiliar na divulgação de projetos e ações culturais, por meio de ações de jornalismo embasadas, sérias, articuladas e criativas. Entre 2015 e 2020, conquistou cerca de 9 mil inserções em veículos de comunicação e gerou R$ 9 milhões em mídia espontânea, atendendo a mais de 150 projetos criativos, além de assessorar artistas, microempreendedores, produtores e agentes culturais.
Em 2018, 2019, e agora em 2020, a NPCA foi indicada como Melhor Agência de Comunicação e Melhor Assessoria de Imprensa na área de Cultura no Prêmio Profissionais da Música Brasileira (PPMB), de abrangência nacional, estando entre as principais agências de comunicação da área no país.

PRODUTORA EXECUTIVA

Soila é jornalista e produtora cultural, formada pela UNIVALI e possui mais de 15 anos de experiência na área de produção cultural e de comunicação. É proprietária fundadora da empresa SOI - Arte e Cultura. Atua na área de produção cultural, assessoria a artistas, coordenação de projetos e gestão de recursos. Esteve Conselheira Municipal de Cultura em Blumenau/SC por 3 gestões, onde participou de vários grupos trabalho, incluindo a criação do Prêmio Herbert Holetz e o Edital Emergencial Leide Regina de Liz.

Dentro de um círculo, a fotografia colorida de Soila em primeiro plano. Ela é branca de pele clara, os cabelos ruivos amarrados atrás da cabeça. Os olhos são castanhos e ela está sorrindo, nas bochechas covinhas bilaterais. Veste camiseta cinza, e brincos pequenos de argola dourados. Ao fundo, uma parede em azulejos nas cores verde, marrom e creme, onde aparecem parcialmente dois quadros ilustrados. Ao lado direito e esquerdo da fotografia, respingos pretos ornam a composição. Sobreposta à fotografia uma moldura retangular vertical com linha finíssima laranja. Logo abaixo da moldura o nome em laranja: Soila Freese.
Em um círculo, a fotografia colorida de Luana em fundo branco. Ela é branca de pele clara, cabelos longos, loiros com corte em camadas e franja lateral. Os olhos azuis e ela sorri discretamente. Veste casaco moletom laranja. Ao lado direito e esquerdo da fotografia, respingos pretos ornam a composição. Sobreposta à fotografia uma moldura retangular vertical com linha finíssima laranja. Logo abaixo da moldura o nome em laranja: Luana Hang Upnmoor.

ASSISTENTE EXECUTIVA E MÍDIAS SOCIAIS

Luana é ilustradora, estudante de Design de Animação (Univille), e integrante do Coletivo COLMEIA desde 2012, expondo obras de artes visuais, incluindo uma intervenção com desenho ao vivo. Integra a equipe na capacidade de aprendiz e assistente da produtora executiva e coordenadora do projeto.

Desenha desde tenra idade, com experimentações nas técnicas de desenho em grafite, lápis de cor e aquarela sobre papel com influência do estilo cartoon. Planeja ingressar em cursos de ensino superior relacionados à animação digital e artes visuais. Em 2019 participou da oficina “Arte de Rua – Graffiti”, e teve sua obra “Rosa” (técnica mista de muralismo e graffiti com dimensões de 1,5m de altura x 2m de largura) contemplada no projeto “Rota de Arte de Rua” promovido pela Fundação Cultural de Blumenau. Além da faculdade, se dedica a estudos de ilustração analógica e digital, design de personagens, além do estudo de LIBRAS para iniciantes.

CURADORIA

Rebeca é doutoranda em Educação no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau - PPGE/ FURB (bolsista UNIEDU). Integrante da linha de pesquisa de Formação de Professores, Políticas e Práticas Educativas e, do Grupo de Pesquisas em Políticas Públicas de Currículo e Avaliação (PPGE/ FURB), orientada pela Profª Drª Cássia Ferri. Pesquisadora dedicada ao estudo e análise de políticas curriculares. Redatora do Currículo Base do Território Catarinense para o Ensino Médio (2019-2021). Colaboradora do Observatório do Ensino Médio de Santa Catarina- OEMESC. Professora da rede estadual de Santa Catarina.

Dentro de um círculo, a fotografia colorida de Rebeca em primeiro plano. Ela é branca de pele clara, os cabelos loiros soltos e compridos cobrindo os ombros. Os olhos são castanhos e ela está sorrindo, nas bochechas covinhas bilaterais. Veste uma blusa branca de crochê. Ao fundo, uma paisagem verde fora de foco. Ao lado direito e esquerdo da fotografia, respingos pretos ornam a composição. Sobreposta à fotografia uma moldura retangular vertical com linha finíssima laranja. Logo abaixo da moldura o nome em laranja: Rebeca Amorim
Dentro de um círculo, a fotografia colorida de Inácio em primeiro plano. Ele é branco, tem cabelos pretos e curtos. Os olhos são castanhos e ele está sorrindo. Veste uma camisa preta. Ao fundo, uma parede branca. Ao lado direito e esquerdo da fotografia, respingos pretos ornam a composição. Sobreposta à fotografia uma moldura retangular vertical com linha finíssima laranja. Logo abaixo da moldura o nome em laranja: José Inacio Sperber.

CURADORIA

Inácio é Licenciado em Artes Visuais (2020), Mestre (2023) e Doutorando em Educação, ambos com Bolsa de fomento da CAPES, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Regional de Blumenau (FURB). É membro do Corpo Editorial da Linguagens: Revista de Letras, Artes e Comunicação (CCEAL/FURB) e integra o Grupo de Pesquisa Arte e Estética na Educação (GPAEE/ FURB), dedicando-se a pesquisar os seguintes temas: Arte na Educação; Educação e Formação Estética; Mediação Cultural; Arte contemporânea; com ênfase na perspectiva dialógica da Linguagem (Bakhtin e o Círculo). Participa do Coletivo Multicultural de Experimentações e Intervenções Artísticas (COLMEIA) e é representante titular na Cadeira de Artes Visuais, Design e Moda do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) de Blumenau.

DESENVOLVEDOR WEB

Completamente apaixonado por tecnologia, Christian é um profissional com 26 anos de experiência na área de desenvolvimento de sistemas. Tem longa história como consultor de tecnologia e empreendedor.

É fundador da 3w4u Soluções Tecnológicas, empresa de soluções para internet e mobile, especializada no desenvolvimento de ferramentas para inovar. Cursou e participou como presidente do Centro Acadêmico de Engenharia de Telecomunicações (FURB), possui formação em eletrônica digital pela ETEVI e possui diversas certificações, entre elas: Cisco System CCNA 1, 2 e 3. Já ministrou inúmeras palestras inclusive para a Câmara Brasil Alemanha.

Criador do portal Yeah Sistemas de Pesquisas Interativas, criador e mantenedor do portal Registro de Marca Online, criador e mantenedor do portal Invictus Treinamentos, entre outros. Destaca-se também como diretor de inovação na entidade AMPE Blumenau (Associação de Micro e Pequenas Empresas de Blumenau), na coordenação e execução de eventos de treinamento técnicos e desenvolve trabalhos exclusivos para as empresas associadas.

Em um círculo, a fotografia colorida de Christian. Ele é branco de pele clara, cabelo curto escuro, barba rala e bigode com alguns fios grisalhos. Sobrancelhas espessas e bem delineadas, olhos castanho-claros. Veste camisa com o primeiro botão desabotoado, sob blazer preto, usa óculos de grau com armação retangular fina metálica e sorri discretamente. Ao lado direito e esquerdo da fotografia, respingos pretos ornam a composição. Sobreposta à fotografia uma moldura retangular vertical com linha finíssima laranja, logo abaixo da moldura o nome em laranja: Christian Heil
dentro de um círculo cinza, foto colorida de Tatiane em primeiro plano. Ela é branca e de pele clara, está com o tronco levemente inclinado para frente e sorri largamente. Os cabelos são castanhos claros, longos, soltos e uma mecha cai sobre a lateral direita do rosto. Ela veste regata reta e uma gravata amarela com bolinhas pretas. Ao lado direito e esquerdo da fotografia, respingos pretos ornam a composição. Sobreposta à fotografia uma moldura retangular vertical com linha finíssima laranja, logo abaixo da moldura o nome em laranja: Tatiane Hardt (Tita Tinta)

IDEALIZADORA, COORDENADORA DE PROJETO E DESIGNER GRÁFICA

Tita é ilustradora, produtora cultural e designer na empresa Tita Tinta Ilustra. Artivista envolvida em projetos socioculturais, integra coletivos de artes multiculturais, combinando o trabalho de voluntariado à sua trajetória profissional.

Em 2020 idealizou e produziu a 1ª e 2ª Edição da ESQUINA GRÁFICA - Artes Visuais, em parceria com a Feirinha da Servidão e o apoio da FURB. Uma feira gráfica permanente com foco na arte regional, promovendo um espaço de diálogo entre artista e público para trocas e comercialização de obras, valorizando e fomentando a economia criativa em Blumenau e região. Como desdobramento durante a Pandemia de Covid-19, investiu em inovação tecnológica e com parceiros desenvolveu a Plataforma Criativa ESQUINA GRÁFICA.

Entre seus projetos e parcerias desenvolvidas durante a pandemia se destacam a produção e design gráfico do álbum “Todas as Plantas” de Clara Poema; desenvolvimento de identidade visual e peças gráficas para o Festival Palhaças do Sul (RS); desenvolvimento de ilustrações para os projetos “Pulando Fronteiras Tecnológicas”, “Cartilha Toda Criança Tem Direito” e “Construindo pontes de afeto entre gerações” dos Palhaços Sem Fronteiras Brasil; desenvolvimento de ilustrações para identidade visual do EuRiso - Encontro Internacional de Palhaços (2021 e 2022) de Fernandópolis-SP; desenvolvimento de ilustração e peças gráficas para a Rede Catarina de Palhaças; entre outros.

Em agosto de 2022 com o lançamento do livro infantil “A Família do Sr. Lagarto” da autora Edla Zim, fez sua estreia como ilustradora editorial. O lançamento do quinto livro infantil da escritora tubaronense, ocorreu de forma independente e inovadora: a obra foi lançada em vinte instituições ligadas ao ensino regular, educação especial e apoio a crianças e adolescentes, localizadas na região da AMUREL – Associação de Municípios da Região de Laguna. A escritora lançou sua nova obra em Centros de Educação Infantis, Escolas da rede municipal, estadual e particular das cidades de Tubarão, Laguna, Capivari de Baixo, Imbituba e Florianópolis. Em 2023 Edla concluíu sua rota de lançamento no Museu de Arte de Blumenau (MAB), cidade onde reside a artista visual responsável pela ilustração e diagramação do livro.