Esquina Gráfica

OFICINAS DE AUTOPRODUÇÃO PARA ARTISTAS VISUAIS

#ESQUINAGRÁFICA #ConcursoCultural #AcessibilidadeCultural #EconomiaCriativa
#B2B #B2C #Produtos #Serviços #Oficinas #Audiodescrição #ARTEPARATODOS

Com foco em profissionalização, as Oficinas de Autoprodução para Artistas Visuais produzidas e realizadas pela ESQUINA GRÁFICA, se organizam em 4 encontros online gravados em 2022, via live no youtube, com o objetivo de auxiliar artistas do estado de SC a se posicionarem no mercado e no mundo digital. As oficinas aconteceram de forma online, permanecendo disponíveis em nossa Plataforma para aproveitamento contínuo do material por artistas nas diferentes realidades territoriais e de atuação.

Acesse a série completa aqui e assista até o final para receber o certificado de aproveitamento:

 

 

 

Card com fundo preto. Sobre ele, um balão de pensamento branco contornado por uma fina linha laranja, margeado com respingos pretos e vários elementos associados à arte: aquarela, canetas, pincéis, giz, mesa digitalizadora, máquina de tatuar, mesa de arquitetura, cavalete, tinta spray, entre outros. Dentro dele, as seguintes informações: EAD: oficinas online de autoprodução para artistas visuais. Com Qiah Salla e Maria Teresa Piccoli. Ação formativa para o Concurso Cultural ESQUINA GRÁFICA. Gratuito e com certificado de 30/04 a 30/05. Abaixo do balão, à esquerda, Plataforma Criativa Esquina Gráfica. À direita, os símbolos, acessível em audiodescrição, em Libras, e classificação indicativa livre. Abaixo, o site, www.esquinagrafica.com.br e o instagram, esquina_grafica. Margem inferior branca: Apoio hand talk, realização Tita Tinta Ilustrações e apoiadores, Prêmio Herbert Holetz. Fundo Municipal de Apoio à Cultura. Conselho Municipal de Política Cultural. Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais. Prefeitura de Blumenau. Projeto Cultural patrocinado pela Prefeitura Municipal de Blumenau e pela Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais de Blumenau por meio do Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau.
Audiodescrição do card de divulgação em fundo branco com alguns respingos pretos. Sobre ele um retângulo vertical preto, com margem inferior lilás, com o texto: em letras caixa alta brancas: OFICINA DE, em vermelho: AUTO, em branco: PRODUÇÃO. Abaixo: ARTES VISUAIS. 22 a 25 março, o horário está na lateral da data: 10:30h. Na margem esquerda, texto na vertical,caixa alta em vermelho: INSCRIÇÕES ABERTAS. Abaixo em letras pretas, até 21 de março. Na margem à direita, em preto, o ícone de acessibilidade em Libras, com o desenho em preto de duas mãos sobrepostas, uma voltada para cima e a outra para baixo; Entre dois pequenos marcadores de forma quadrangular: LINK NA BIO e o ícone do Youtube. Na margem inferior do card, as logomarcas dos patrocinadores. Em letras laranja, Lei Aldir Blanc em Santa Catarina, à direita sobreposta em um quadrado azul, o busto do artista em cor laranja. Conselho Estadual de Cultura - SC. Três linhas curvas que formam as letras estilizadas: C em vermelho, E em verde e C em vermelho. Fundação Catarinense de Cultura, letras iniciais estilizadas e em diagonal se encaixam: F e C em verde e C em vermelho. Governo do Estado de Santa Catarina, na parte superior, à direita, a bandeira flamulante do estado. Secretaria Especial da Cultura. Ministério do Turismo. Governo Federal em letras pretas pequenas, em destaque: Pátria Amada Brasil, em letras grandes verdes. Bandeira do Brasil estilizada, sobre retângulo verde oliva a imagem parcial do quadrado amarelo e do círculo azul, aparecem da metade para cima, entrecortada por uma faixa horizontal branca iluminada, cuja luz se dissipa nos demais elementos. Abaixo das logomarcas, Projeto realizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recurso do Governo Federal e da Lei Aldir Blanc.

Em 2022 a equipe de produção da ESQUINA GRÁFICA lançou a série "Oficinas de Autoprodução para Artistas Visuais", voltada para estudantes, profissionais ou você que está se inserindo no mercado agora. São 4 dias de oficinas que abordam questões relevantes ao empreendedor cultural: posicionamento de mercado, dicas de gestão, atendimento ao cliente, construção de portfólio, e como ampliar o alcance do seu trabalho prevendo mecanismos de acessibilidade em suas obras visuais.

O time à frente dessa série de Oficinas conta com a potência de Qiah Salla e Maria Teresa Piccoli, da empresa Una! Criatividade e Impacto Positivo. Com uma vasta experiência no setor de economia criativa, a dupla nos conduz na jornada rumo ao aprimoramento e potencialização profissional, fomentando a fruição de talentos locais.

Realizadas através do Edital Emergencial Aldir Blanc, as oficinas são facilitadoras, auxiliando o artista no desenvolvimento de portfólio, currículo e construção de conhecimento mercadológico.

OFICINANTES

Coordenador de Projetos Criativos na Una!
Criatividade e Impacto Positivo, com mais de 300
eventos e projetos realizados.

CEO da Dois Pontos: Una! Mente criativa e conector entre as necessidades das marcas com a realização de projetos criativos e de propósito. Como consultor em criatividade, atua auxiliando empresas e instituições de médio e grande porte a desenvolverem projetos de impacto positivo em seu ecossistema. Trabalhou com marcas como Sistema Ailos, Cooper, Bradesco, Caixa, Sesc, Senai e coordenou ações de posicionamento de projetos, programas e planejamento estratégico de comunicação de diferentes instituições ligadas à cultura. Realizou mais de 300 eventos e projetos relacionados à criatividade e publicidade. Atualmente assessora 22 municípios no desenvolvimento de políticas públicas para de cultura que favoreçam a arte e a inovação. É Conselheiro Estadual de Cultura de Santa Catarina, eleito para mandato 2019-21.

Produtora e gestora de Programas Culturais,
coordena projetos e a produção da equipe de criação
da Una! Criatividade e Impacto Positivo.

Com quase duas décadas atuando como produtora e gestora de programas culturais, coordena projetos e a produção da equipe de criação da Dois Pontos: Una! Traz na bagagem o trabalho em uma das mais importantes instituições culturais brasileiras, o Sesc. Onde dirigiu e produziu projetos para promover a fruição e o aprendizado em música, teatro, dança, circo e literatura em todo o país, especialmente Santa Catarina. Colaborou com as discussões em política cultural através de suas participações como conselheira no Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina (2013/2017). É Bacharel em Letras pela Unochapecó (SC), tem pós-graduação em Gestão Cultural pelo Senac (PR) e Gestão de Projetos no MBA da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em 2020 foi agraciada pelo Governo do Estado de Santa Catarina com a Medalha Cruz e Sousa, a maior honraria concedida na área da Cultura.

OFICINAS

Audiodescrição do card de divulgação. Sobre o fundo branco, à esquerda um pequeno retângulo preto, em letras caixa alta brancas, o texto: ESQUINA GRÁFICA. Ao lado o título em letras caixa alta pretas: OFICINA DE AUTOPRODUÇÃO PARA ARTISTAS VISUAIS. Abaixo em letras laranja caixa alta, ATENDIMENTO, PRECIFICAÇÃO E CNPJ. e em caixa baixa, artistas visuais no dia a dia do mercado. Em preto, Ministrantes: Qiah Salla e Maria Teresa Piccoli. Oficina ONLINE: Canal do youtube (LINK NA BIO). Acessibilidade: Tradução em Libras. Duração: 01 hora Em destaque, 22/03/2022, terça feira, 19:30h. Sobre faixa preta horizontal centralizada estampada com letras grandes, vazadas, em caixa alta. Em destaque: DIA 1. Na margem inferior do card, sobre fundo cinza, as logomarcas dos patrocinadores. Em letras laranja, Lei Aldir Blanc em Santa Catarina, à direita sobreposta em um quadrado azul, o busto do artista em cor laranja. Conselho Estadual de Cultura - SC. Três linhas curvas que formam as letras estilizadas: C em vermelho, E em verde e C em vermelho. Fundação Catarinense de Cultura, letras iniciais estilizadas e em diagonal se encaixam: F e C em verde e C em vermelho. Governo do Estado de Santa Catarina, na parte superior, à direita, a bandeira flamulante do estado. Secretaria Especial da Cultura. Ministério do Turismo. Governo Federal em letras pretas pequenas, em destaque: Pátria Amada Brasil, em letras grandes verdes. Bandeira do Brasil estilizada, sobre retângulo verde oliva a imagem parcial do quadrado amarelo e do círculo azul, aparecem da metade para cima, entrecortada por uma faixa horizontal branca iluminada, cuja luz se dissipa nos demais elementos. Abaixo das logomarcas, Projeto realizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recurso do Governo Federal e da Lei Aldir Blanc.

Dia 01 - Atendimento, Precificação e CNPJ - Artista visuais no dia a dia do mercado

Nesta oficina falamos sobre a importância do atendimento e da gestão legal (impostos, CNPJ e outros) para artistas que queiram fornecer suas artes ao mercado de empresas e pessoas. Vamos abordar:

  • Como realizar um atendimento ao cliente?

  • Quais são as etapas do atendimento? Briefing, validação, alteração e entrega

  • Como lidar com os pedidos de alteração?

  • Como calcular o preço de cada obra/serviço

  • Nota fiscal e impostos

  • Elaboração de propostas comerciais

  • Valores de mercado e acordos da categoria

  • Dimensionamento de projetos - Três pilares (prazo, escopo, custos)

Audiodescrição do card de divulgação. Sobre o fundo branco, à esquerda um pequeno retângulo preto, em letras caixa alta brancas, o texto: ESQUINA GRÁFICA. Ao lado o título em letras caixa alta pretas: OFICINA DE AUTOPRODUÇÃO PARA ARTISTAS VISUAIS. Abaixo em letras laranja caixa alta, SEM FÓRMULA MÁGICA PARA A PRODUÇÃO. e em caixa baixa, Aprenda a montar cronogramas e gerenciar o seu dia a dia. Em preto, Ministrantes: Qiah Salla e Maria Teresa Piccoli. Oficina ONLINE: Canal do youtube (LINK NA BIO). Acessibilidade: Tradução em Libras. Duração: 01 hora Em destaque, 23/03/2022, quarta feira, 19:30h. Sobre faixa preta horizontal centralizada estampada com letras grandes, vazadas, em caixa alta. Em destaque: DIA 2. Na margem inferior do card, sobre fundo cinza, as logomarcas dos patrocinadores. Em letras laranja, Lei Aldir Blanc em Santa Catarina, à direita sobreposta em um quadrado azul, o busto do artista em cor laranja. Conselho Estadual de Cultura - SC. Três linhas curvas que formam as letras estilizadas: C em vermelho, E em verde e C em vermelho. Fundação Catarinense de Cultura, letras iniciais estilizadas e em diagonal se encaixam: F e C em verde e C em vermelho. Governo do Estado de Santa Catarina, na parte superior, à direita, a bandeira flamulante do estado. Secretaria Especial da Cultura. Ministério do Turismo. Governo Federal em letras pretas pequenas, em destaque: Pátria Amada Brasil, em letras grandes verdes. Bandeira do Brasil estilizada, sobre retângulo verde oliva a imagem parcial do quadrado amarelo e do círculo azul, aparecem da metade para cima, entrecortada por uma faixa horizontal branca iluminada, cuja luz se dissipa nos demais elementos. Abaixo das logomarcas, Projeto realizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense

Dia 02 - Sem fórmula mágica para a produção

Nesta oficina falamos sobre a importância da gestão e do planejamento para a otimização do fluxo de trabalho.

  • A importância do planejamento e de checklists bem elaborados

  • Como dimensionar o tempo de cada atividade

  • Monitorando o trabalho individual e de terceiros

  • Ferramentas e aplicativos para gestão de tarefas e de tempo

  • Dando feedback e negociando prazos com equipes e fornecedores

Audiodescrição do card de divulgação. Sobre o fundo branco, à esquerda um pequeno retângulo preto, em letras caixa alta brancas, o texto: ESQUINA GRÁFICA. Ao lado o título em letras caixa alta pretas: OFICINA DE AUTOPRODUÇÃO PARA ARTISTAS VISUAIS. Abaixo em letras laranja caixa alta, EU NO MUNDO. e em caixa baixa, a importância da comunicação interpessoal, portfolio e redes sociais. Em preto, Ministrantes: Qiah Salla e Maria Teresa Piccoli. Oficina ONLINE: Canal do youtube (LINK NA BIO). Acessibilidade: Tradução em Libras. Duração: 01 hora Em destaque, 24/03/2022, quinta feira, 19:30h. Sobre faixa preta horizontal centralizada estampada com letras grandes, vazadas, em caixa alta. Em destaque: DIA 3. Na margem inferior do card, sobre fundo cinza, as logomarcas dos patrocinadores. Em letras laranja, Lei Aldir Blanc em Santa Catarina, à direita sobreposta em um quadrado azul, o busto do artista em cor laranja. Conselho Estadual de Cultura - SC. Três linhas curvas que formam as letras estilizadas: C em vermelho, E em verde e C em vermelho. Fundação Catarinense de Cultura, letras iniciais estilizadas e em diagonal se encaixam: F e C em verde e C em vermelho. Governo do Estado de Santa Catarina, na parte superior, à direita, a bandeira flamulante do estado. Secretaria Especial da Cultura. Ministério do Turismo. Governo Federal em letras pretas pequenas, em destaque: Pátria Amada Brasil, em letras grandes verdes. Bandeira do Brasil estilizada, sobre retângulo verde oliva a imagem parcial do quadrado amarelo e do círculo azul, aparecem da metade para cima, entrecortada por uma faixa horizontal branca iluminada, cuja luz se dissipa nos demais elementos. Abaixo das logomarcas, Projeto realizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense

Dia 03 - Eu no mundo - A importância da comunicação interpessoal, portfolio e redes sociais

Nesta oficina tratamos da comunicação visual no posicionamento de mercado, focando numa apresentação clara e de qualidade dos seus produtos e serviços para o cliente em potencial.

  • O que é um portfolio?

  • Como estruturar um bom portfolio?

  • O que é importante que o meu portfolio conte?

  • Como escrever um bom currículo

  • Devo ter um site ou apenas redes sociais?

  • Como apresentar e agregar valor aos meus produtos e serviços

Audiodescrição do card de divulgação. Sobre o fundo branco, à esquerda um pequeno retângulo preto, em letras caixa alta brancas, o texto: ESQUINA GRÁFICA. Ao lado o título em letras caixa alta pretas: OFICINA DE AUTOPRODUÇÃO PARA ARTISTAS VISUAIS. Abaixo em letras laranja caixa alta, ACESSIBILIDADE CULTURAL. e em caixa baixa, entenda os tipos de acessibilidade e como realizar produções culturais acessíveis. Em preto, Ministrantes: Qiah Salla e Maria Teresa Piccoli. Oficina ONLINE: Canal do youtube (LINK NA BIO). Acessibilidade: Tradução em Libras. Duração: 01 hora Em destaque, 25/03/2022, sexta feira, 19:30h. Sobre faixa preta horizontal centralizada estampada com letras grandes, vazadas, em caixa alta. Em destaque: DIA 4. Na margem inferior do card, sobre fundo cinza, as logomarcas dos patrocinadores. Em letras laranja, Lei Aldir Blanc em Santa Catarina, à direita sobreposta em um quadrado azul, o busto do artista em cor laranja. Conselho Estadual de Cultura - SC. Três linhas curvas que formam as letras estilizadas: C em vermelho, E em verde e C em vermelho. Fundação Catarinense de Cultura, letras iniciais estilizadas e em diagonal se encaixam: F e C em verde e C em vermelho. Governo do Estado de Santa Catarina, na parte superior, à direita, a bandeira flamulante do estado. Secretaria Especial da Cultura. Ministério do Turismo. Governo Federal em letras pretas pequenas, em destaque: Pátria Amada Brasil, em letras grandes verdes. Bandeira do Brasil estilizada, sobre retângulo verde oliva a imagem parcial do quadrado amarelo e do círculo azul, aparecem da metade para cima, entrecortada por uma faixa horizontal branca iluminada, cuja luz se dissipa nos demais elementos. Abaixo das logomarcas, Projeto realizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense

Dia 04 - Acessibilidade cultural - entenda os tipos de acessibilidade e como realizar produções culturais acessíveis

Nesta oficina mergulhamos no mundo da Acessibilidade Cultural onde a inclusão através dos recursos de acessibilidade transpõe fronteiras e leva arte a todos os públicos.

  • O que é Acessibilidade Cultural?

  • Os recursos de acessibilidade
    a) Audiodescrição
    b) Libras (interpretação, tradução, janela)
    c) Closed Caption
    d) Legenda para Surdos e Ensurdecidos
    e) Acessibilidade para surdocegos: Tadoma, Libras Tátil e outros

  • Exibição de materiais

  • Desafios e estratégias para a fruição de bens culturais para pessoas com deficiência

  • A cadeia produtiva da acessibilidade cultural

  • Fluxo de produção de um evento com acessibilidade

  • Relato Seminário de Acessibilidade Nacional e outros movimentos

  • Explanação sobre o Primeiro Seminário de Acessibilidade Cultural de Santa Catarina e sobre a Rede Catarinense de Acessibilidade Cultural

  • Roda de conversa aberta

Confira os artigos sobre Acessibilidade Cultural & Empreendedorismo em nosso Blog: